Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nova CNH: tire dúvidas sobre aulas práticas com instrutores autônomos

Nova CNH: tire dúvidas sobre aulas práticas com instrutores autônomos

Reprodução/Governo do PR

A resolução que põe fim à obrigatoriedade de um mínimo de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aprovada nesta segunda-feira (1º/12) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), abre espaço para instrutores autônomos. A mudança, porém, só passa a valer oficialmente após publicação da norma no Diário Oficial da União (DOU).

A alteração muda as etapas do processo de formação, com cursos gratuitos e a redução nos custos – o Ministério dos Transportes prevê uma queda significativa de até 80% nos valores.

Para as aulas práticas, os alunos poderão escolher entre autoescolas ou instrutores autônomos credenciados, oferecendo mais liberdade ao consumidor.

Para atuar de forma independente, o instrutor terá que seguir algumas exigências, são elas:

A mudança também flexibiliza o processo de formação, permitindo que as aulas teóricas sejam feitas gratuitamente, de forma on-line. Aberto o requerimento, o aluno passa a decidir como e onde aprender. As opções serão:

Outro ponto marca a resolução, como as aulas práticas que seguem sendo exigidas, mas com alteração na carga horária de 20 para duas horas mínimas.

Mesmo com as novas regras, parte do procedimento permanece igual. Continua sendo obrigatório comparecer presencialmente para a coleta biométrica, realizar o exame médico e realizar as provas teórica e prática, que seguem como condição para emissão da CNH.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile