Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aumento de fraudes digitais no Brasil: como se proteger para não cair em golpes?

Aumento de fraudes digitais no Brasil: como se proteger para não cair em golpes?

Reprodução/Total News

Um estudo da BioCatch sobre Tendências de Fraudes Bancárias Digitais no Brasil em 2025 trouxe um dado alarmante para o Brasil nesta semana: o número de fraudes bancárias aumentou de maneira significativa no primeiro semestre do ano, registrando alta de 220% em relação ao segundo semestre de 2024.

De acordo com a pesquisa, o aumento de casos envolvendo golpes digitais tem relação com o crescimento de ataques de malware, software malicioso que consiste em um programa ou código criado para danificar sistemas, roubar dados, espionar usuários ou obter acesso não autorizado a sistemas e dispositivos.

Para cada tipo de ataque, os criminosos podem escolher entre vírus, worms, trojans, ransomware e mais para atingir objetivos ilícitos que, muitas vezes, ocorrem visando dados bancários dos clientes, especialmente para transações via Pix. Considerando que os hackers conseguem automatizar processos para realizar operações em massa, tudo fica ainda mais difícil de ser detectado antes que o pior aconteça.

Além disso, o estudo da BioCatch alerta para o aumento de golpes da “falsa central”, que dobraram em 2025. Voltados para uma prática criminosa chamada vishing, um tipo de phishing que ocorre por meio de chamadas telefônicas, essa fraude é bastante comum no país, com criminosos se passando por atendentes de instituições financeiras para enganar a vítima a fornecer dados sensíveis, como senhas e códigos de segurança do cartão.

Você provavelmente conhece ou já foi alvo de uma ligação telefônica cujo indivíduo por trás da linha usa um senso de urgência excessivo para te convencer a passar seus dados confidenciais para ele. A prática é tão usada por criminosos que, mesmo com medidas de proteção como biometria e autenticação multifator, eles ainda conseguem causar danos irreversíveis para os bolsos das vítimas.

É por isso que, muito mais do que conhecer como essas fraudes ocorrem, é indispensável saber como se proteger. O Canaltech te conta como fazer isso e traz dicas de como identificar tentativas de fraude.

Como evitar cair em golpes digitais
Considerando que o avanço das fraudes digitais, que estão cada vez mais sofisticadas e perigosas para quem usa o celular para fazer transações bancárias via Pix, por exemplo, ameaçam a rotina e o bem-estar dos brasileiros, ter em mãos dicas práticas de como se comportar na web para evitar dor de cabeça no futuro é imprescindível.

Quais são os sinais de alerta?
Vamos, então, começar pelos sinais que você deve ter em mente na hora de identificar uma possível tentativa de golpe. Veja a seguir 7 alertas vermelhos para prestar atenção:

Como se proteger
Para além de saber como identificar que você pode estar caindo em uma armadilha, é fundamental ter conhecimento de meios de proteção na web para evitar ser a próxima vítima, principalmente com o número de casos de fraudes bancárias aumentando no país. Confira, então, 6 dicas para se prevenir de tentativas de golpe na internet:

Vale reforçar ainda que, indo além das medidas preventivas, é preciso se manter vigilante todos os dias no ambiente online. Afinal, estamos em meio a um cenário complicado em que os golpes continuam se tornando mais sofisticados e robustos, especialmente com a popularização de ferramentas de inteligência artificial (IA).

Sendo assim, o usuário precisa estar constantemente atento às suas atividades na web para evitar cair em armadilhas, que estão sempre à espreita nos cantos mais sombrios da internet. Os golpes seguem evoluindo e ameaçam a paz dos brasileiros diariamente, mas é possível ter uma experiência mais segura aplicando boas práticas de educação digital.

Por: Canal Tech

Sair da versão mobile