21 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Anvisa deve avaliar 17 novas canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Com o fim das patentes das principais canetas emagrecedoras, cresce o número de pedidos na Anvisa para a fabricação de genéricos.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
08/12/2025 - 10:10
Reprodução / Direção Concursos

Reprodução / Direção Concursos

Manda no zap!CompartilharTuitar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve acelerar, nos próximos meses, a análise de pelo menos 17 canetas emagrecedoras que trazem como princípio ativo a liraglutida (o mesmo do Saxenda) e a semaglutida (o mesmo do Ozempic e Wegovy).

Esses medicamentos estão em um período de transição – que permitirá a fabricação de genéricos por várias farmacêuticas. A liraglutida perdeu a patente em setembro deste ano, e a semaglutida deve ter a exclusividade de fabricação da Novo Nordisk suspensa a partir de março de 2026.

Com isso, novas opções devem chegar ao mercado. Levantamento da Folha de S. Paulo mostra que ao menos 20 novas canetas emagrecedoras devem ser avaliadas até 2027, graças a uma solicitação do Ministério da Saúde de acelerar essas aprovações.

As novas canetas na lista da Anvisa
Ainda em 2025 a Anvisa deve publicar os pareceres de registro para produtos da EMS, Megalabs e Momenta. O órgão estima respostas para outras 14 canetas em 2026 e para mais três em 2027, totalizando 20.

Entre as fabricantes que estão pleiteando registros estão Biomm, Cristália, Libbs, Aspen, Aché, Althaia, Farma Vision, Ranbaxy, Cosmed, Brainfarma, Dr. Reddy’s, Sun e Cipla.

A ideia de avaliar prontamente esses produtos é permitir aumento de produção que poderia viabilizar a incorporação de remédios desse tipo ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que os últimos pareceres da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) foram sempre desfavoráveis, tendo em vista os altos custos dos medicamentos.

O próprio ministro Alexandre Padilha já publicou vídeos nas redes sociais segurando embalagens da liraglutida produzida pela EMS e comemorando a chegada da medicação ao mercado: “Mais um produto na área, baixando o preço para a população”, disse.

Os riscos do boom das canetas emagrecedoras
A propaganda direta é proibida para esse tipo de remédio, já que ele tem venda controlada e retenção de receita. Entretanto, o uso para fins estéticos está se tornando cada vez mais comum. A endocrinologista Jacy Maria Alves, da MEV Brasil, em São Paulo, fez ressalvas sobre o cenário atual.

“Vivemos a era do imediatismo e com informações potencializadas pelas redes sociais, nem sempre de melhor qualidade, os os pacientes chegam aos consultórios demandando soluções rápidas como se fosse um tratamento milagroso”, disse a especialista.
Além disso, os pacientes muitas vezes começam a tomar os medicamentos por conta própria e os adquirem de formas escusas. “É muito comum que, sem o acompanhamento adequado, quem utiliza as canetas perca massa magra, enfrente fadiga e encare também problemas de distorção de imagem”, alerta.

A gastroenterologista Yael Albuquerque, do Brasil Private Check-up, de São Paulo, reforça o alerta. A médica afirmou que não se trata de recurso para “perder uns quilinhos”, mas de um tratamento de saúde a longo prazo e que deve ter a procedência verificada sempre.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Os problemas começam especialmente quando as pessoas compram esses produtos pela internet, no exterior, sem garantia da procedência, ou integridade. Essa é uma medicação que precisa de indicação médica dentro de um plano de tratamento, com acompanhamento médico e mudanças de hábitos. Quando usadas sem orientação, elas aumentam os riscos à saúde e diminuem as chances de sucesso a longo prazo”, conclui.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Pré-escola: Acre tem segunda menor média de alunos por turma do país, aponta IBGE

Próxima Notícia

“O Agente Secreto” recebe 3 indicações no Globo de Ouro; confira a lista

Mais Notícias

Macabra, lista da morte revela como PCC planejava execuções
4º guia gazeta

Macabra, lista da morte revela como PCC planejava execuções

20/12/2025
Foto: Getty Images
4º guia gazeta

Médica alerta para riscos das canetas emagrecedoras durante as festas

19/12/2025
Foto: Reprodução
4º guia gazeta

MP cobra retratação pública de Cláudia Leitte; entenda o motivo

19/12/2025
Governo lança programa que amplia acesso ao gás de cozinha — Foto: Reprodução/TV Globo
4º guia gazeta

Beneficiários com NIS final 8 recebem Auxílio Gás nesta sexta

19/12/2025
Curso de Gestão e Produção Cultural supera expectativas e forma novos agentes culturais em Rio Branco
4º guia gazeta

Curso de Gestão e Produção Cultural supera expectativas e forma novos agentes culturais em Rio Branco

18/12/2025
Relator da ação, o ministro Flávio Dino destacou que o afastamento após situações de violência é um caso alheio à vontade da trabalhadora - (crédito: Divulgação/EBC)
4º guia gazeta

INSS vai ter que pagar salário de afastadas por violência doméstica

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Wagner Moura e Tânia Maria em "O Agente Secreto"  • Reprodução

"O Agente Secreto" recebe 3 indicações no Globo de Ouro; confira a lista

Foto: Divulgação

Prefeitura de Rio Branco abre mais de R$ 10 milhões em créditos suplementares para obras, educação, agropecuária e transporte

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre