Quatro pessoas foram resgatadas após ficarem presas em uma lancha que sofreu pane mecânica e se desprendeu da barragem de Grootdraai, em Standerton (Mpumalanga, África do Sul). A embarcação ficou encalhada à beira de uma enorme queda d’água, de 40 metros de altura (o equivalente a um prédio de 13 andares), e, caso se soltasse, o risco de morte era considerável.
O Serviço de Resposta a Emergências N17 informou que o incidente ocorreu por volta das 19h05 de segunda-feira (29/12), o que levou a um chamado urgente de socorro.
O serviço de emergência disse que a equipe de resposta chegou às 20h30. Em um esforço coordenado de resgate, o Instituto Nacional de Resgate Marítimo (NSRI) também foi acionado para garantir a segurança e o rápido acesso aos envolvidos no incidente.
Para mitigar as condições perigosas, os socorristas abriram três comportas para baixar o nível da água na barragem. Essa ação, no entanto, resultou no aumento do nível da água rio abaixo, levando as autoridades a emitir alertas urgentes aos moradores de áreas baixas, relatou o jornal “Mercury”.
As autoridades alertaram os moradores rio abaixo para que se deslocassem para locais seguros e evitassem as áreas afetadas até novo aviso.
As autoridades elogiaram a rápida resposta operacional e a execução bem-sucedida do plano de emergência em uma situação potencialmente fatal. Os quatro homens foram resgatados e levados a um hospital próximo.
Por Extra