Por décadas, o ovo foi olhado com desconfiança. Acreditava-se que o consumo frequente estava ligado diretamente a problemas cardíacos devido ao colesterol. Hoje, a ciência já provou que esse temor era exagerado.
Para a maioria das pessoas saudáveis, o ovo não é um vilão. Pelo contrário, é um superalimento. Ele oferece uma combinação rara de proteínas de alto valor biológico, gorduras boas e vitaminas essenciais, tudo isso com um custo muito acessível.
Ovo: vilão ou aliado?
Antes de mais nada, quando se fala em hipertrofia, os benefícios do ovo são inegáveis. A clara é rica em albumina, uma proteína de absorção lenta e excelente qualidade. Dessa maneira, ela fornece os aminoácidos necessários para reparar as fibras musculares lesionadas durante o treino.
Já a gema, muitas vezes descartada, carrega nutrientes vitais. Um exemplo são as vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo energético, e gorduras que auxiliam na produção de hormônios importantes, como a testosterona. Logo, jogar a gema fora é desperdiçar parte do potencial anabólico do alimento.
Por: Metrópoles








