A cada hora, Rio Branco tem registrado um volume de chuva equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro. A informação foi repassada nesta quarta-feira, 17, pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, ao alertar para o ritmo acelerado das chuvas, que já superaram a média prevista para todo o mês.
Segundo a Defesa Civil, até as 5h da manhã o acumulado de chuva já ultrapassava 70 milímetros, somando cerca de 285 milímetros até o momento, acima dos 268 milímetros esperados para dezembro. “Em poucas horas, choveu o equivalente a vários dias do mês, que já é naturalmente chuvoso. Isso aumenta o risco de alagamentos e a elevação rápida dos igarapés”, explicou Falcão.
Desde as primeiras horas do dia, equipes da Defesa Civil estão nas ruas monitorando 12 igarapés da capital, que apresentam elevação rápida. Até o momento, não há registro de transbordamentos, mas a atenção está concentrada nos igarapés da ETA, na região da Baixada da Sobral, São Francisco e Batista.

Além do acompanhamento, o órgão já planeja ações de apoio às famílias atingidas por alagamentos pontuais, com a distribuição de materiais de limpeza.
A Defesa Civil também alerta para os riscos à segurança, principalmente em áreas alagadas com energia elétrica. Houve registros de interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros, mas o serviço já foi restabelecido. Até o momento, não há recomendação para remoção preventiva de famílias, já que a previsão indica que as chuvas devem cessar até por volta das 10h, o que tende a reduzir os alagamentos.
Impacto no Rio Acre
As chuvas intensas das últimas 24 horas interromperam uma sequência de sete dias de queda no nível do Rio Acre. Na medição da manhã desta quarta-feira, 17, o rio marcou 6,30 metros, uma elevação de 16 centímetros em relação ao dia anterior, quando estava em 6,14 metros. O aumento foi impulsionado por um acumulado de 71,80 milímetros de chuva registrado na capital.








