Quem ainda usa a carteira de identidade no modelo antigo já pode se programar. Um decreto publicado, na edição desta terça-feira, 29, do Diário Oficial do Estado (DOE), pelo governo do Acre estabeleceu o cronograma oficial para a renovação do documento, organizando a substituição de forma gradual ao longo de seis anos, de acordo com a data de emissão da identidade.
Pelas novas regras, os documentos mais antigos serão os primeiros a precisar de troca. Carteiras emitidas entre 1920 e 2006 deverão ser renovadas a partir de 1º de janeiro de 2027. Já quem tirou a identidade entre 2007 e 2009 terá até 2028 para fazer a substituição. O calendário segue de forma escalonada até 2032, quando será a vez dos documentos expedidos entre 2020 e 2022.
A mudança faz parte do processo de implantação do novo modelo de Carteira de Identidade, que unifica informações, aumenta a segurança contra fraudes e passa a valer em todo o território nacional. O objetivo do escalonamento é evitar filas e sobrecarga nos órgãos emissores, permitindo que a população faça a troca de forma organizada.
O decreto entrou em vigor na data da publicação.






