O Acre ocupa a última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP).
Embora o percentual de domicílios atendidos seja alto, de 97,9%, o estado aparece na 27ª posição, ficando atrás de todas as outras unidades da federação.
O indicador avalia o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas, e busca refletir o alcance do serviço básico em todo o país. No topo do ranking, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo dividem a primeira colocação, todos com 100% de cobertura, indicando acesso universal à energia elétrica.
Logo atrás, um grupo numeroso de estados, como Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, registra 99,9% de atendimento, demonstrando que a quase totalidade dos domicílios dessas regiões conta com o serviço. Estados do Norte e Nordeste aparecem, em sua maioria, nas posições intermediárias, com índices entre 99,5% e 99,8%.
O ranking completo, que reúne diversos pilares e indicadores sobre a realidade socioeconômica das unidades federativas, está disponível no site rankingdecompetitividade.org.br.