O Acre vai receber 3,8 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), conforme distribuição iniciada nesta terça-feira, 2, pelo Ministério da Saúde. O imunizante será aplicado gratuitamente pelo SUS em gestantes a partir da 28ª semana, com objetivo de reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Assim que as doses chegarem ao estado, o que deve ocorrer entre esta terça e quarta-feira, 3, dependendo da logística, os municípios poderão iniciar a vacinação.
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças com menos de dois anos. A proteção conferida às mães garante segurança imediata aos bebês após o nascimento, prevenindo complicações e internações. Estudos clínicos apontam eficácia de 81,8% na prevenção de quadros respiratórios graves nos primeiros três meses de vida.
A vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes indicados para gestantes, como os de influenza e covid-19. A orientação é para que as equipes de saúde atualizem toda a caderneta vacinal durante a ida aos postos.
A oferta do imunizante no SUS, que pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada, foi viabilizada por acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, garantindo transferência de tecnologia para que a vacina passe a ser fabricada no Brasil. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses para atender gestantes em todo o país.








