Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre registra 50 casos de HIV em gestantes em três anos, mas números seguem em queda

Acre registra 50 casos de HIV em gestantes em três anos, mas números seguem em queda

Foto: Imagens/TV Brasil

O Acre registrou 50 casos de HIV em gestantes entre 2023 e 2025, segundo dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Embora o número acumulado chame atenção, o estado apresenta uma queda consistente ano a ano: foram 23 casos em 2023, 14 em 2024 e 13 em 2025.

Além da redução entre gestantes, o levantamento aponta que o estado também registrou diminuição no total de casos de HIV em adultos em 2025, após um aumento no ano anterior. A estimativa aponta cerca de 317 casos em 2023, 354 em 2024 e queda para 283 em 2025. Em todos os anos, aproximadamente 70% dos diagnósticos foram em homens, padrão que acompanha o cenário nacional.

Os dados também mostram como a detecção entre gestantes se comportou mês a mês. Em 2025, por exemplo, Rio Branco concentrou a maior parte dos registros — 9 dos 13 casos — seguida de Jordão (2), Brasileia (1) e Sena Madureira (1).

Como a transmissão pode ocorrer em gestantes?

Durante a gravidez: Ocorre quando o vírus passa da mãe para o feto através da placenta; já durante o parto, o risco é maior, sobretudo em situações como a rotura prolongada da bolsa amniótica (mais de 4 horas); procedimentos invasivos, como amniocentese (que coleta uma pequena amostra do líquido amniótico que envolve o feto para análise), episiotomia (um corte cirúrgico no períneorealizado durante o parto normal para ampliar a abertura vaginal e facilitar a passagem do bebê) e uso de fórceps (instrumentos de duas partes usadas em medicina obstétrica para auxiliar na saída do bebê durante o parto vaginal e em odontologia para extrair dentes).

Durante a amamentação, o HIV pode ser transmitido pelo leite materno. A amamentação é contraindicada para mães vivendo com HIV, mas é fundamental que elas mantenham as medidas de prevenção nesse período.

Sair da versão mobile