Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos da Usina de Artes transformam imersão no Rio Acre em espetáculo teatral gratuito

Alunos da Usina de Artes transformam imersão no Rio Acre em espetáculo teatral gratuito

Espetáculo Vozes das castanhas-2025- Registro: Felipe Caceres

O espetáculo “Cada Curva um Conto”, criado pelos próprios alunos da Usina de Artes João Donato, será apresentado nesta segunda-feira, 8, às 19h30, com entrada gratuita. A peça é fruto da experiência vivida pelos estudantes durante uma imersão pelo Rio Acre, explorando suas histórias, personagens e encantos.

O projeto envolveu alunos dos cursos Corpo e Espaço Vestido, Matriz do Imaginário e Corpo Brincante em Cena, em parceria com o ex-soldado da borracha e mestre canoeiro, Jerônimo. A vivência incluiu não apenas observação, mas também navegação pelas águas do rio, permitindo que os estudantes conhecessem de perto a cultura local e transformassem essas experiências em arte.

Alunos da Usina de Artes transformam imersão no Rio Acre em espetáculo teatral gratuito
Peça é fruto da experiência vivida pelos estudantes durante uma imersão pelo Rio Acre – Foto: Felipe Caceres

“A preparação desse espetáculo começou há três meses atrás, em agosto, onde a gente teve a oportunidade de conhecer o morador da 6 de agosto, que vai fazer 100 anos, que é construtor de barcos, e também a gente teve a oportunidade de fazer um passeio pelo Rio Acre”, relata a professora Ana Paula.

O espetáculo busca conscientizar o público sobre a importância do meio ambiente e valorizar a história e cultura locais. “O objetivo principal é de conscientização e de reconhecimento das nossas histórias”, explica Ana Paula.

Segundo a professora, as expectativas para a apresentação são altas. “Foi um trabalho de pesquisa muito grande e estamos ansiosos para compartilhar com o público”, afirma.

“Cada Curva um Conto” encerra o ano letivo de 2025 dos cursos envolvidos, oferecendo ao público uma experiência que combina criação artística e contato direto com a memória e a natureza do Rio Acre.

Sair da versão mobile