O ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino será encerrado em 30 de janeiro de 2026, marcando o fechamento de um calendário escolar mais longo, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Seme), repassadas ao portal A GAZETA nesta quinta-feira, 18.
Ao longo do ano, houve suspensões e atrasos pontuais nas aulas da rede municipal de ensino da capital, principalmente no início do ano letivo, que foi em março, por conta da cheia do Rio Acre, que afetou escolas em áreas de riscos.
Além disso, a rede municipal teve 13 dias de greve. O indicativo da suspensão das atividades começou no dia 16 de maio, com efetivação da greve no dia 22 do mesmo mês, a finalização ocorreu apenas no dia 5 de junho.
À época, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, informou que os principais pontos da paralisação são o reajuste do piso salarial do magistério, a recomposição salarial dos demais servidores das escolas, o pagamento dos auxílios alimentação e saúde, além do cumprimento da horatividade dos professores, uma carga horária extraclasse obrigatória por lei para atividades pedagógicas, como planejamento.






