As servidoras públicas do município de Rio Branco passam a ter direito a um dia de folga por ano, a ser escolhido pela trabalhadora, com a sanção do “Dia Delas”, anunciada nesta terça-feira, 30, pelo prefeito Tião Bocalom. A iniciativa foi oficializada por decreto e tem como objetivo reconhecer a realidade de mulheres que acumulam jornadas de trabalho profissional, doméstico e familiar.
O anúncio foi feito por meio de publicação nas redes sociais de um vídeo gravado durante o ato de assinatura, acompanhado por servidoras do município. Segundo o prefeito, a medida representa um gesto de valorização e respeito às mulheres que atuam na administração pública municipal.
“Estamos instituindo o Dia Delas, onde, pelo menos, um dia por ano, as mulheres da Prefeitura de Rio Branco poderão pedir para ficarem em casa. Isso é um reconhecimento à dupla ou tripla jornada que, normalmente, as mulheres têm”, afirmou Bocalom.
De acordo com o prefeito, o dia de folga poderá ser utilizado livremente pelas servidoras, para descanso, autocuidado ou outras atividades pessoais. A escolha da data ficará a critério de cada trabalhadora, respeitando os fluxos internos de cada setor.
“As mulheres realmente são guerreiras e merecem todo o nosso carinho e todo o nosso respeito. Se não fosse por elas, nenhum de nós estaria aqui”, declarou.
A proposta, segundo o prefeito, foi inspirada por uma sugestão interna da chefia de gabinete e reforça a política de reconhecimento às mulheres dentro da estrutura administrativa do município. “É um gesto de reconhecimento, de respeito e valorização das mulheres da nossa Prefeitura. Um dia dedicado a elas, para elas se cuidarem”, completou.
Ver essa foto no Instagram






