O último fim de semana da primavera de 2025 no Acre será marcado por calor abafado, presença de sol entre nuvens e chuvas pontuais e passageiras, segundo o pesquisador meteorologista, Davi Friale . O verão começa no próximo dia 21 de dezembro e, até lá, não há indicação de chuvas fortes generalizadas, com possibilidade apenas de registros rápidos e isolados.
As temperaturas máximas devem variar entre 31 °C e 34 °C, enquanto as mínimas ficam entre 21 °C e 24 °C em todos os municípios acreanos. A alta umidade do ar poderá elevar a sensação térmica em até 4 °C acima da temperatura real, principalmente durante o dia. Os ventos devem soprar fracos a calmos, com eventuais rajadas moderadas, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre apresenta elevação rápida e acentuada e deve atingir a maior cota deste período chuvoso, ficando próximo da cota de alerta, sem previsão de transbordamento. O principal alerta é para a quantidade de troncos e galhos de árvores que podem ficar retidos nas colunas das pontes da capital.
No interior do estado, o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, deve continuar baixando lentamente. Em Tarauacá, o rio Tarauacá pode transbordar nos próximos dias. Já em Sena Madureira, o rio Iaco tende a registrar aumento significativo do nível, sem indicação de situação alarmante.
O volume de chuvas registrado recentemente reforça o cenário de atenção. Em Rio Branco, no dia 17, choveu 118,8 milímetros em apenas 10 horas, sendo a chuva mais forte registrada no Brasil naquele dia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado de dezembro na capital já soma 347,0 milímetros, o que representa 33,2% acima da média mensal, que é de 260,6 milímetros.
A previsão para o fim de semana mantém o padrão de calor e instabilidade pontual, característico do período de transição entre a primavera e o verão no Acre.






