Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cheia do Rio Acre já deixa mais de 360 pessoas em abrigos em Rio Branco

Cheia do Rio Acre já deixa mais de 360 pessoas em abrigos em Rio Branco

Foto: Walcimar Júnior

A segunda cheia do ano do Rio Acre já provoca impactos diretos em Rio Branco. Até esta segunda-feira, 29, 364 pessoas, de 135 famílias, estavam abrigadas em escolas e centros comunitários da capital após deixarem suas casas, conforme dados da Prefeitura de Rio Branco.

O cenário se agrava com a continuidade da elevação do nível do manancial. Na medição realizada às 5h20 desta segunda-feira, o Rio Acre alcançou 15,32 metros, o que representa uma subida de 46 centímetros em relação ao mesmo horário do domingo (28), quando o nível estava em 14,86 metros. Apesar da elevação expressiva, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas.

Ao longo do domingo, o monitoramento hidrológico apontou uma elevação gradual e constante. Às 9h, o rio marcou 14,94 metros; ao meio-dia, 15,04; às 15h, 15,08; às 18h, 15,13; às 21h, 15,16; e, à meia-noite, chegou a 15,24 metros, mantendo a tendência de alta durante a madrugada

Cheia do Rio Acre já deixa mais de 360 pessoas em abrigos em Rio Branco
Foto: Ana Julian/Secom

Situação dos abrigos

Atualmente, cinco escolas e um centro cultural funcionam como abrigos em Rio Branco. O maior deles é o Centro de Cultura Mestre Caboquinho, que concentra 130 pessoas, de 75 famílias, o equivalente a mais de um terço de todos os desabrigados. No local, salas foram adaptadas para acolhimento, com colchões espalhados e rotinas compartilhadas enquanto as famílias aguardam uma definição sobre o retorno para casa.

Nas escolas municipais Álvaro Vieira Rocha e Anice Jatene, estão 107 pessoas, de 30 famílias. Já a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga 58 pessoas, número superior ao de várias unidades somadas. A Escola Estadual Georgete Kalume funciona como abrigo temporário para outras 31 pessoas.

Cheia do Rio Acre já deixa mais de 360 pessoas em abrigos em Rio Branco
Foto: Ana Julian/Secom

Além das estruturas já em funcionamento, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), trabalha na construção de 60 boxes no Parque de Exposições, destinados ao acolhimento de famílias desabrigadas, incluindo aquelas com animais de estimação e pessoas com comorbidades ou limitações.

Cheia do Rio Acre já deixa mais de 360 pessoas em abrigos em Rio Branco
Foto: Walcimar Júnior

Cheia em período atípico

A elevação do Rio Acre ocorre em um contexto incomum para o mês de dezembro. Dados da Defesa Civil Municipal apontam que, em 55 anos de monitoramento hidrológico, o rio havia transbordado neste período apenas uma vez, em 26 de dezembro de 1975.

Desde o transbordamento registrado por volta das 9h de sábado, 27, a cheia do rio e o avanço das águas de igarapés já atingiram mais de 20 bairros da capital, impactando mais de duas mil famílias.

Sair da versão mobile