Rio Branco registrou 12 horas ininterruptas de chuva nesta quarta-feira, 17, informou a Defesa Civil Municipal. O volume de água nas últimas 24 horas foi de 108 milímetros, quantidade considerada muito além do normal pelas forças de segurança.
Para se ter ideia, a cada hora tem chovido, na capital acreana, o equivalente a um dia do mês de dezembro, com o volume esperado para todo o mês já tendo sido ultrapassado antes mesmo desse grande volume de chuva de quarta, 17.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Claúdio Falcão, os igarapés estão muito cheios, “o que gera uma preocupação a mais para nós”.

O gabinete de gerenciamento de crise foi acionado para atender várias ocorrências na cidade, com destaque para um desmoronamento no Bairro Vitória, desabamento de passarela no Jardim Tropical e interdição de residência no Canaã, às margens do Igarapé Judia, por risco de desmoronamento.
Na manhã desta quinta, 18, enquanto conversava com a reportagem, a Defesa Civil se dirigia a outras duas residências, uma no Vitória e outra no Tropical, para socorrer famílias que correm grave risco por conta de desbarrancamentos provocados pela chuva.
Falcão explicou o que tem ocorrido em Rio Branco não são enxurradas, mas alagamentos, por conta da elevação do nível dos igarapés.
Após a constante chuva de quarta, 17, o nível do Rio Acre subiu dois metros e meio em apenas 24 horas, amanhecendo em 9,05 metros. A cota de alerta é de 13,5 metros e a de transbordamento, 14 metros.






