17 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Desmoronamento atinge ao menos oito casas em área de risco no Preventório, em Rio Branco

Prefeito Tião Bocalom defende retirada imediata das famílias e cobra apoio institucional para evitar tragédia.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/12/2025 - 14:00
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Manda no zap!CompartilharTuitar

Ao menos oito casas foram atingidas por desmoronamentos na região conhecida como Papoco, no bairro Preventório, em Rio Branco. A situação foi destacada neste domingo, 28, em vídeo divulgado nas redes sociais pelo prefeito Tião Bocalom, que classificou o cenário como grave e defendeu a retirada imediata das famílias que vivem na área, considerada de alto risco.

No vídeo, o prefeito relata que estruturas das residências já cederam, como banheiros e parte das construções, e afirma que a permanência das famílias no local representa risco iminente de morte. Segundo ele, a Prefeitura vinha avançando no processo de remoção preventiva, mas o andamento das ações encontrou entraves institucionais.

“Só tem uma saída, é retirar as famílias da área de risco. Vamos esperar alguém morrer aqui dentro primeiro?”, questionou o gestor ao mostrar os danos causados pelos desmoronamentos.

Alternativas oferecidas às famílias

Bocalom afirmou que a Prefeitura disponibiliza aluguel social como medida imediata e, posteriormente, o encaminhamento das famílias para moradias definitivas por meio de programas habitacionais em execução. Entre eles, citou iniciativas como o Minha Casa Minha Vida e o 1001 Dignidades, além da construção de casas e apartamentos em diferentes pontos da capital.

De acordo com o prefeito, o cronograma municipal prevê a entrega de mais de duas mil unidades habitacionais, enquanto o Governo do Estado também executa projetos que somam mais de mil moradias. A prioridade, segundo ele, é atender famílias que vivem em áreas classificadas como de risco.

O gestor ressaltou ainda que parte das casas já está pronta para montagem, mas depende da conclusão de etapas de infraestrutura, como asfalto, esgoto e energia elétrica, seguindo os trâmites legais da administração pública.

Apelo por apoio institucional

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O prefeito fez um apelo ao Ministério Público e à Defensoria Pública para que haja apoio às ações de remoção das famílias. Ele defendeu diálogo entre as instituições para viabilizar medidas mais rápidas diante da gravidade do cenário.

“O nosso objetivo é salvar vidas, cuidar das pessoas e das famílias. Temos alternativas e precisamos do apoio das demais instituições para avançar”, afirmou.

Enchente na capital

A situação no Preventório ocorre em meio ao agravamento da enchente do Rio Acre e ao transbordamento de igarapés em Rio Branco. Conforme dados divulgados pela Prefeitura neste domingo, 20 bairros da capital já foram diretamente impactados, com mais de duas mil famílias atingidas.

O Rio Acre transbordou por volta das 9h de sábado, 27, e, na medição das 12h deste domingo, atingiu 15,04 metros. Além da cheia do rio, uma forte enxurrada registrada anteriormente ampliou os danos, especialmente em áreas próximas a igarapés.

Até o momento, 39 famílias, com cerca de 122 pessoas, foram removidas para casas de parentes, enquanto 35 famílias, totalizando 115 pessoas, estão acolhidas em abrigos públicos organizados pela Prefeitura. Atualmente, quatro escolas municipais funcionam como abrigos, sendo que três já atingiram a capacidade máxima.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Tião Bocalom (@bocalom.oficial)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Thais Carla fica chocada com novo peso e comemora conquista

Próxima Notícia

Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

Mais Notícias

Foto: Ascom Prefeitura de Rio Branco
Geral

Prefeitura de Rio Branco seleciona fotografias vencedoras do 5º Concurso do Natal de Vida, Esperança e Dignidade

17/01/2026
Governador garante que todos os esforços estão reunidos para que o apoio às famílias sejam rápido. Foto: Diego Gurgel/Secom
3º destaque

Gladson Camelí mobiliza força-tarefa e apoio às famílias atingidas pela alagação

17/01/2026
Foto: Evandro Derze/Assecom
6º destaque

Estudantes da rede municipal de Rio Branco poderão participar de intercâmbio com visitas à NASA e à Disney

17/01/2026
O Acre está entre os estados com maior percentual do país. Foto: Reprodução
Geral

Mais de um quarto dos desempregados no Acre está fora do mercado há dois anos ou mais

17/01/2026
Foto: Assessoria Prefeitura de Rio Branco
COTIDIANO

Saúde alerta para riscos de doenças e acidentes com a cheia do Rio Acre

17/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Com celebrações religiosas e atividades comunitárias, festa de Santa Inês marca 66 anos da paróquia em Rio Branco

17/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

O tipo mais comum de diabetes é o 2, geralmente presente em adultos - (crédito: Getty Images)

Endocrinologista lista sinais visíveis e silenciosos da diabetes

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre