Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detran-AC libera nova etapa para quem concluiu curso teórico pelo app CNH do Brasil; veja como seguir

Detran-AC libera nova etapa para quem concluiu curso teórico pelo app CNH do Brasil; veja como seguir

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Acre já pode dar continuidade ao processo após concluir o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil. A liberação foi anunciada pela presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Taynara Martins, após a conclusão dos ajustes necessários para adequação às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Tá liberado! O Detran do Acre já concluiu os ajustes e agora você, que pretende tirar a primeira habilitação e finalizou o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil, já pode procurar as nossas unidades, seja na capital ou no interior”, afirmou a presidente em vídeo divulgado pelo órgão.

De acordo com o Detran-AC, para seguir no processo é necessário realizar a captura da foto e a biometria, além dos exames médicos e psicológicos. Após essas etapas, o candidato deve fazer o agendamento da prova teórica.

Com a flexibilização do modelo, após a aprovação no exame teórico, o candidato já poderá iniciar as aulas práticas de direção. Essas aulas poderão ser feitas tanto em autoescolas quanto com instrutores de trânsito autônomos devidamente credenciados pelo Detran. “Você escolhe. O processo ficou mais simples, mais rápido e totalmente seguro”, destacou a presidente.

A mudança está alinhada à portaria publicada recentemente no Diário Oficial do Estado, que regulamenta a atuação de instrutores autônomos no Acre, seguindo a Resolução nº 1.020/2025 do Contran. A norma estabelece critérios para credenciamento, fiscalização e descredenciamento desses profissionais, com validade de 12 meses e possibilidade de renovação.

Atualmente, mais de 4,5 mil acreanos já utilizam o aplicativo CNH do Brasil, plataforma do Governo Federal que oferece cursos teóricos, simulados, banco de questões e materiais complementares. Em todo o país, o sistema já ultrapassa 19 milhões de usuários, consolidando-se como uma das principais ferramentas digitais para a formação de novos condutores.

Sair da versão mobile