Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Edital da Aldir Blanc tem cronograma alterado e adia pagamento a agentes culturais no Acre

Edital da Aldir Blanc tem cronograma alterado e adia pagamento a agentes culturais no Acre

Foto: Espetáculo “Afluentes Acreanas” do Teatro Candeeiro.

Artistas e produtores culturais de Capixaba precisam redobrar a atenção. A Comissão Avaliadora do edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) publicou, nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial do Estado (DOE), uma retificação no cronograma, alterando datas estratégicas do processo de seleção e premiação de projetos culturais. Com a mudança, etapas como análise dos projetos, divulgação dos resultados e início dos pagamentos foram prorrogadas para janeiro de 2026.

De acordo com a portaria, a principal alteração ocorre no período de avaliação dos projetos, que deixa de encerrar em dezembro e passa a se estender até 5 de janeiro de 2026. Em consequência, a publicação do resultado preliminar, antes prevista para dezembro, foi reagendada para 9 de janeiro, com prazo de recursos marcado para 12 de janeiro.

O resultado final da seleção e o início da fase de habilitação também sofreram alteração e agora estão previstos para 16 de janeiro de 2026. Já a assinatura do Termo de Execução Cultural deve ocorrer até 20 de janeiro, enquanto o pagamento dos projetos contemplados foi remarcado para 26 de janeiro de 2026.

Apesar das mudanças nas etapas intermediárias, o prazo final para execução dos projetos permanece o mesmo, com encerramento previsto para 31 de outubro de 2026. As demais fases iniciais do edital, como publicação, inscrições e análise de recursos contra indeferimento, não sofreram alterações.

 

Sair da versão mobile