Entre os dias 20 e 26 de dezembro, a população de Rio Branco poderá visitar a Feira Natalina da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária, que será realizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 549, no Centro, em frente ao portão do estacionamento da Prefeitura. A feira funcionará diariamente das 8h às 22h, reunindo produtos típicos do período natalino e da produção local.
A iniciativa é uma realização da secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) Acre, com apoio e parceria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) Acre, Prefeitura de Rio Branco, governo do Acre, gabinete Felipe Tche, Siribolo, Semeart Equipamentos Agrícolas, Polícia Militar (PMAC), deputado estadual Pedro Longo e do Programa de Formação Paul Singer.

O evento contará com a participação de empreendimentos da agricultura familiar e da economia popular e solidária de diversos municípios acreanos, fortalecendo a geração de renda, a valorização da produção local e o consumo consciente. Entre os segmentos presentes estão alimentação, jardinagem, movelaria, cerâmica, artesanato, economia criativa, ambulantes, bazar, confecção e agricultura familiar.
Para o secretário de Agricultura, José Luís Tchê, a feira representa o reconhecimento ao trabalho de quem movimenta a economia todos os dias. “Essa feira é uma grande celebração do trabalho da nossa gente, do esforço de cada produtor e produtora que faz a economia girar todos os dias. Quando o nosso governo, por meio da agricultura, junto com a Unisol e demais parceiros, apoia um evento como esse, o objetivo é simples: garantir renda, dignidade e oportunidade para o produtor e a produtora, para o pequeno empreendedor e a pequena empreendedora. Quem ganha é o povo e o nosso estado. E é assim que a gente segue: cuidando de quem mais precisa”, destacou.
De acordo com o presidente da Unisol Acre, Carlos Omar, a 14ª edição da feira reforça a importância das políticas públicas voltadas à economia solidária e à agricultura familiar no estado. “A feira é importante porque destaca a política pública da economia solidária e da agricultura familiar no nosso município e no nosso estado, proporcionando aos empreendimentos a possibilidade de comercializar seus produtos e gerar uma renda extra neste período”, afirmou.
Carlos Omar também ressaltou o esforço conjunto para a realização de mais uma edição do evento: “Estamos trabalhando com a secretaria de Agricultura do governo do Estado e com diversos parceiros para potencializar essa agenda. Contamos com o apoio do gabinete do deputado Pedro Longo, do gabinete Felipe Tche, do Programa Paul Singer e de movimentos como o Siribolo e a Assemeart, fortalecendo essa organização coletiva”, explicou.
A cerimônia de abertura da feira está marcada para o dia 22 de dezembro, a partir das 18h, no local do evento. Segundo o presidente da Unisol, a proposta é aproximar a sociedade da economia solidária e da agricultura familiar. “Queremos convidar toda a população para participar desta edição e conhecer de perto a economia solidária e a cultura da agricultura familiar, aqui no centro da cidade”, concluiu.
A Feira Natalina se consolida como um importante espaço de promoção da Economia Popular e Solidária, estimulando o cooperativismo, o associativismo e o desenvolvimento territorial sustentável, além de oferecer à população produtos de qualidade, com identidade cultural e preços acessíveis para o período natalino.






