O Festival Varadouro chega à sua última noite neste domingo, 14 de dezembro, com uma programação que reafirma a diversidade, a identidade e a potência da música autoral produzida na Amazônia e em outras regiões do país. A partir das 16h, o Clube Juventus, em Rio Branco, recebe uma sequência de apresentações distribuídas entre os palcos Bom Destino e Cachoeira.
A noite começa com a Batalha Freelosofos, às 16h, trazendo a força da cultura urbana acreana. Às 17h, o Palco Bom Destino recebe Mara Mattero, enquanto às 17h30 o Palco Cachoeira é ocupado pelas Moças do Samba, valorizando ritmos que dialogam com tradição e contemporaneidade.
Às 18h, o público confere Monarco convida Calorosa, no Palco Bom Destino, em um encontro que conecta o Acre ao Mato Grosso. Em seguida, às 18h30, Kaemizê + Convidados se apresentam no Palco Cachoeira, reforçando a musicalidade acreana marcada pela experimentação e identidade regional.
A programação segue às 19h15 com Casa de Caba, no Palco Bom Destino, representando o Amazonas. Às 19h50, o Palco Cachoeira recebe Felipe Cordeiro, do Pará, trazendo sua sonoridade amazônica contemporânea. Encerrando a última noite do festival, às 20h30, sobem ao Palco Bom Destino Donatinho + Tulipa Ruiz, de São Paulo, em um show que promete fechar o Varadouro com sensibilidade, inovação e celebração.
Consolidado como um dos principais festivais de música autoral do Acre, o Festival Varadouro se firma como espaço de encontros, circulação artística e fortalecimento da economia criativa, com acesso gratuito ao público e valorização da produção cultural regional.
De acordo com a produtora cultural, Karla Martins, o festival está se encerrando com força total. “Estamos encerrando com uma força total, uma alegria, mais de 1500 pessoas passaram nesses dois dias de Varadouro, a gente espera que nesses últimos dias sejam sucessos também. As pessoas aplaudiram, se conectaram, celebraram, então é uma festa, é uma resposta da cultura, há tempos tão difíceis, há tempos tão conservadores, a cultura sempre traz uma resposta”, destacou.
O Festival Varadouro é financiado pela Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e Governo Federal, e realizado pela Eita Pau Produções e pelo Comitê Chico Mendes, com apoio da Casa Ninja Amazônia, Abrafin, Som.vc, Circuito Amazônico de Festivais e Comitê de Cultura Acre. Para acompanhar a cobertura completa, acesse @festivalvaradouro.







