19 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

HIV volta a matar jovens no Acre e infectologista alerta: “Não é aceitável essa realidade em 2025”

Apesar dos avanços no tratamento, aumento de casos graves e mortes entre jovens preocupa especialistas; estado acumula mais de 950 diagnósticos em três anos.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
29/12/2025 - 15:57
Foto: Reprodução/redes sociais

Foto: Reprodução/redes sociais

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Acre vive um paradoxo inquietante no enfrentamento ao HIV. Isso porque, muito embora a ciência tenha transformado o HIV em uma doença crônica, controlável e que, em alguns casos, torna-se até indetectável, jovens voltaram a adoecer gravemente e a morrer por falta de diagnóstico precoce, prevenção e adesão ao tratamento. O alerta é do médico infectologista Thor Dantas, feito pelas redes sociais nesta segunda-feira, 29.

“O serviço onde eu trabalho ficou cheio de pacientes jovens internados, com quadros avançados, morrendo ou ficando com sequelas graves. Não é aceitável essa realidade mais em 2025”, afirmou o especialista, ao analisar o cenário acreano durante o Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra o HIV/Aids.

Dados recentes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) reforçam a preocupação. Nos últimos três anos, o estado registrou mais de 950 casos de HIV, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Foram cerca de 317 diagnósticos em 2023, 354 em 2024 e 283 até novembro de 2025. Embora haja uma redução em relação ao ano passado, o volume acumulado evidencia que a epidemia segue ativa.

O perfil das novas infecções praticamente não mudou. Mais de 70% dos casos são em homens, e a maior concentração está entre jovens adultos de 20 a 39 anos, faixa etária que, segundo Thor Dantas, deveria ser prioridade absoluta das políticas públicas.

“A infecção hoje é uma doença crônica, facilmente tratável. Quem se cuida, toma seus remédios e faz seus exames tem qualidade e tempo de vida iguais a quem não tem HIV”, destacou. Para o médico, o problema não está na falta de conhecimento científico, mas na falha em levar esse conhecimento à população que mais precisa. “Precisamos de campanhas modernas, com linguagem atual, usando redes sociais, influenciadores e artistas. É preciso explicar o que mudou, como se transmite, como se previne e as consequências graves de não tratar.”

Entre as principais lacunas apontadas por Thor está o acesso limitado às ferramentas de prevenção combinada, especialmente à PrEP (profilaxia pré-exposição), que reduz de forma comprovada o risco de infecção. “O Acre foi o último estado a adotar a PrEP no SUS e ainda é muito pouca gente usando. Se ela estivesse amplamente disponível, muitas dessas mortes entre jovens poderiam ser evitadas”, afirmou. Ele defende que a PrEP seja oferecida de forma ampla nas unidades básicas de saúde.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O infectologista também cobra a ampliação da PEP (profilaxia pós-exposição), que deve ser tratada como emergência médica. “A PEP precisa estar disponível 24 horas por dia em todas as unidades de pronto atendimento. E as pessoas precisam saber quando e como acessar”, reforçou.

Diagnóstico tardio

Outro ponto crítico é o diagnóstico tardio. “As pessoas ainda estão descobrindo o HIV em estágios avançados. A testagem precisa ir para onde os jovens estão: universidades, festas, eventos, bares. Toda vez que alguém teve relação sem camisinha, precisa se testar”, defendeu.

Para Thor Dantas, o caminho está posto, mas falta agir com urgência. “As ferramentas existem. Precisamos incorporar novas tecnologias, parcerias com plataformas digitais e aplicativos de encontro, fortalecer a vigilância e agir junto aos municípios. Não é possível continuar vendo tantos jovens morrerem de uma doença que hoje tem tratamento eficaz”, concluiu.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Trecho da BR-364 é liberado em sistema de pare e siga após cratera se abrir no Acre

Próxima Notícia

URGENTE: criança desaparece após embarcação virar em rio no Acre

Mais Notícias

Foto: Arquivo/PMAC
Destaques Cotidiano

Operação do Bope apreende mais de 100 kg de drogas e prende três suspeitos no bairro Floresta

19/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Estudante do Ifac tira 980 na Redação e supera os 926 pontos em Matemática no Enem

19/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Campanha ‘Natal de Prêmios da ACISA’ que sorteia iPhones, motos e caminhões de prêmios termina nesta terça

19/01/2026
Alysson afirma que não pretende trocar de sigla, mesmo indo contra a escolha de seu partido para disputar o governo do estado. Foto: Anne Nascimento
3º destaque

Diga a todos que fico! Mesmo apoiando pré-candidatura de Bocalom, Alysson afirma que não sairá do Progressistas

19/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

MP apura fechamento de escola municipal no Acre e pede suspensão da transferência de alunos

19/01/2026
Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica — Foto: Adobe Stock
Destaques Cotidiano

Veja desempenho dos cursos de Medicina no Acre em avaliação nacional do MEC

19/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Fio

URGENTE: criança desaparece após embarcação virar em rio no Acre

Foto: Eduardo Gomes/Detran

Rio Branco registra mais que o dobro da chuva esperada em dezembro, aponta Defesa Civil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre