Mais de 11.300 servidores da rede estadual de ensino receberam, nesta sexta-feira, 12, o pagamento antecipado do Prêmio de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP). A liberação, inicialmente prevista para o dia 15 de dezembro, representa um investimento total de R$ 24.832.708,96 por parte do governo do Acre.
O VDP é uma premiação anual vinculada ao desempenho e à participação dos profissionais nas ações da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O pagamento antecipado reforça o orçamento das famílias neste fim de ano e contempla docentes e não docentes, efetivos e temporários, em atuação nas escolas urbanas, rurais, unidades especializadas, núcleos municipais e na sede da SEE.
Em 28 de outubro, a SEE divulgou a lista dos profissionais aptos a receberem o prêmio referente ao ano de aferição de 2024. A lista contém os nomes de 11.295 servidores da Educação Estadual, além do número de matrícula, lotação e nome da cidade.
O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, afirmou que o VDP é um reconhecimento direto ao trabalho diário dos profissionais da educação.
Quem tem direito ao VDP
O prêmio é destinado a servidores docentes e não docentes do quadro permanente e temporário da SEE que estejam em efetivo exercício de suas funções, atuando nas unidades escolares, nas dependências administrativas da SEE (sede e núcleos municipais) ou em unidades especializadas em educação especial.
Não têm direito ao prêmio os servidores cedidos para outros órgãos, os que sofreram condenações em sindicâncias ou processos administrativos no período de aferição, e os ocupantes de cargos em comissão. Licenças médicas de até 30 dias, consecutivos ou alternados, devidamente amparadas pela Junta Médica Oficial do Estado, não comprometem o direito ao VDP.








