A segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) mobiliza 121 candidatos no Acre, que farão a prova discursiva no próximo domingo, 7. O estado reúne 0,3% do total nacional de classificados, com aplicação em dois municípios: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Do total de convocados no Acre, 66 são mulheres e 55 são homens. O principal polo de aplicação será a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pe. Diogo Feijó, onde farão prova 97 participantes. O bloco mais concorrido entre os acreanos é o Bloco 5: Administração, com 48 candidatos.
O CPNU 2 também abre oportunidade para ingresso em cargos federais com lotação no estado. Para o Acre, há vaga específica no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o cargo de engenheiro agrônomo.
Inclusão e ações afirmativas
A seleção é o primeiro concurso federal a aplicar integralmente as regras da nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025), que reserva 35% das vagas a ações afirmativas. Entre os classificados do Acre para a etapa discursiva, 46 são pessoas negras, 8 indígenas, 1 quilombola e 8 pessoas com deficiência.
Estrutura no estado
A aplicação das provas contará com apoio de instituições de ensino, equipes de fiscalização e monitoramento nacional coordenado pelo Ministério da Gestão e pela Enap. No Acre, as forças de segurança também atuam no transporte e na segurança dos locais de prova.
Serviço aos candidatos do Acre
Data da prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
Horários (horário do Acre):
— Nível Superior: 11h às 16h
— Nível Intermediário: 11h às 14h30
Fechamento dos portões: 10h30








