Mais de 60 adolescentes receberam o método contraceptivo Implanon durante um mutirão de saúde realizado neste sábado, 27, na URAP Augusto Hidalgo de Lima. A iniciativa integra as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e fortalecer a saúde sexual e reprodutiva de jovens na capital.
Voltada a adolescentes entre 14 e 19 anos, a ação contribui para a prevenção da gravidez não planejada e para o incentivo ao planejamento de vida, assegurando mais autonomia e cuidado com a saúde desde a atenção primária.

A chefe da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Sulamita Guedes informou que, embora o mutirão tenha sido direcionado neste momento a adolescentes, o município disponibiliza o Implanon para mulheres de 14 a 49 anos, conforme critérios e fluxos da rede municipal.
“Contamos com uma equipe de enfermeiros e médicos durante toda a manhã. As agendas seguiram em andamento e novas inserções já ficaram programadas para ocorrer ainda este ano. A partir dessa qualificação, a unidade passou a contar com agenda fixa para inserção do Implanon”, explicou.
As mulheres interessadas na inserção do Implanon podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde da rede municipal, realizar consulta e manifestar interesse pelo método. Após o atendimento, a usuária é inserida na fila de regulação e aguarda o chamamento para a inserção, conforme os fluxos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde.








