Mais de 600 extrativistas das regionais do Baixo e Alto Acre e Purus já receberam o subsídio pago pelo governo do Acre aos produtores de borracha e murumuru. Pela primeira vez, o repasse está sendo feito diretamente na conta bancária dos beneficiados, modelo adotado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em parceria com o Banco do Brasil.
Ao todo, 1.200 produtores estão cadastrados no programa, e os pagamentos referentes à safra de 2024 já somam quase R$ 800 mil. A previsão da Seagri é que os extrativistas da regional do Juruá recebam até o dia 27 de dezembro, e que o ano seja encerrado com mais de R$ 1 milhão desembolsados.
O subsídio funciona como um complemento de renda calculado a partir da quantidade de borracha e murumuru comercializada pelos produtores às cooperativas. As notas fiscais são validadas pelos escritórios locais da Seagri, que confirmam o volume de produção antes da liberação do pagamento. O modelo também conta com apoio do Programa REM-KfW.
De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, o novo formato torna o processo mais ágil e reduz burocracias. Ele afirmou que o pagamento direto representa uma forma mais simples e eficiente de garantir o benefício aos extrativistas.