Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morte de empresário Betão repercute no meio político do Acre; veja manifestações

Morte de empresário Betão repercute no meio político do Acre; veja manifestações

A morte do empresário Edilberto Afonso de Moraes, conhecido como Betão, na noite deste domingo, 28, repercutiu no meio político local. Além do governador do Acre Gladson Camelí (PP) e do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL), outras personalidades do poder se manifestaram sobre a partida do pecuarista.

A vice-governadora Mailza Assis (PP) disse ter recebido com imensa consternação a notícia acerca do falecimento de Betão. “Lamentavelmente, o Acre perde não somente um dos maiores visionários do setor agropecuário e do empreendedorismo, mas um homem que construiu um legado de dedicação à família”.

Em postagem curta nas redes sociais, o senador Sérgio Petecão (PSD) também lamentou a morte do empresário. “Amigo Betão, descanse em paz. Vai deixar muitas saudades”, escreveu o parlamentar federal.

Em seus stories no Instagram, o senador Alan Rick (Republicanos) destacou a trajetória de Bertão, “marcada pelo trabalho, empreendedorismo e dedicação ao campo, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio”.

Já o senador Márcio Bittar (PL) afirmou que o Acre perdeu um de seus maiores desbravadores. “Mais do que construir um império, ajudou a gerar oportunidades, resgatando a dignidade de muitas pessoas”.

A Câmara de Rio Branco também emitiu nota de pesar pelo falecimento de Betão. Assinada pelo presidente Joabe Lira (União Brasil) e subscrita pelos demais parlamentares, a manifestação pode ser lida na íntegra abaixo:

“A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, e demais vereadores, manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário e pecuarista Edilberto Afonso de Moraes, conhecido como Betão, ocorrido neste domingo, aos 72 anos.

Figura de destaque na história da agropecuária acreana, Betão, – que também era tio do vereador de Rio Branco, Bruno Moraes -, deixou um legado marcante ao contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo do Estado, sendo reconhecido como um dos responsáveis pela implantação do primeiro grande frigorífico do Acre, o Frigisa/Frisacre. Sua trajetória foi pautada pelo trabalho, pioneirismo e compromisso com o crescimento econômico regional.

Neste momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com todos os familiares e amigos, desejando força, conforto e serenidade para enfrentar essa perda irreparável. Que Deus seja o refrigério!

Vereador Joabe Lira

Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco”.

Betão

O pecuarista morreu aos 73 anos, em Rio Branco, em decorrência de complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O velório acontece no Sesc Bosque, localizado na Avenida Getúlio Vargas, e teve início na manhã desta segunda-feira, 29.

Sair da versão mobile