Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP abre novo procedimento para cobrar avanço em investigação sobre morte de criança em Brasiléia

MP abre novo procedimento para cobrar avanço em investigação sobre morte de criança em Brasiléia

Foto: Assessoria

O Ministério Público do Acre (MPAC) instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar as investigações sobre a morte da criança M. A. da S., registrada há quase seis anos em Brasiléia. A medida, assinada pela promotora de Justiça Luana Diniz Lírio Maciel, foi publicada na edição desta segunda-feira, 1º, do diário eletrônico da instituição, e busca garantir que o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Polícia Judiciária concluam as análises já solicitadas, que até hoje não apresentaram esclarecimentos suficientes.

Segundo o MP, nos autos do antigo Procedimento Investigatório Criminal, aberto em 2020, tanto o CAOP Saúde quanto o Instituto Médico Legal (IML) informaram não dispor de elementos que permitissem definir a causa da morte da criança. O IML, inclusive, recomendou que o CRM fosse acionado para colher esclarecimentos dos profissionais que atenderam a vítima.

Mesmo assim, passados quase seis anos, o Ministério Público afirma que não há fundamentos para propor ação penal, o que motivou a abertura do novo procedimento, classificado como o instrumento mais adequado para “acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas ou instituições”.

A portaria determina a juntada integral do procedimento investigatório anterior, o registro no sistema interno do MP e o aguardo das respostas já requeridas ao CRM e à Polícia Civil.

 

Sair da versão mobile