O Corpo de Bombeiros Militar do Acre intensificou, neste período de maior fluxo de navegação, a divulgação de recomendações de segurança para prevenir acidentes em rios, lagos e igarapés. As orientações, divulgadas nas redes sociais nesta quinta-feira, 4, fazem parte da “Operação Alerta Vermelho”, lançada para reduzir ocorrências evitáveis e proteger moradores e ribeirinhos.
Antes de fazer uma viagem nos rios, os militares orientam que sejam verificadas a lotação máxima permitida, as condições do motor, o nível de combustível e a presença dos equipamentos obrigatórios, como a boia circular. Também alertam para a necessidade de habilitação específica para conduzir embarcações. “Algo e direção não combinam nem na água”, reforça a corporação, em referência ao consumo de bebida alcoólica.
Durante o trajeto, a recomendação é redobrar a atenção às condições do clima, da correnteza e dos obstáculos naturais, além de respeitar os limites de velocidade e as áreas consideradas de risco. Crianças devem usar coletes compatíveis com peso e tamanho adequados.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros orienta que a população mantenha a calma e acione o número 193 para atendimento imediato. Segundo a instituição, o objetivo da Operação Alerta Vermelho é ampliar a cultura de prevenção. A corporação afirma que a iniciativa busca “orientar e proteger a população acreana, reduzindo ocorrências que podem ser evitadas com informação e prevenção”.






