A programação alusiva aos 143 anos de Rio Branco, prevista para este domingo, 28, foi suspensa pela Prefeitura. A medida foi tomada por determinação do prefeito Tião Bocalom, diante da necessidade de concentrar todo o efetivo municipal no atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias na capital e enchente do Rio Acre.
Segundo a administração municipal, as equipes estão mobilizadas em ações de monitoramento, assistência direta aos desabrigados e oferta de serviços essenciais, como saúde, assistência social e apoio logístico, além de outras frentes emergenciais. A prioridade, neste momento, é garantir segurança, acolhimento e suporte às pessoas atingidas.
Apesar da suspensão da maior parte da agenda comemorativa, a corrida programada para a manhã de domingo, 28, está mantida, por questões logísticas e em respeito aos inscritos. Também segue confirmada a programação de Natal na Praça da Revolução.
A programação do aniversário de Rio Branco previa atividades esportivas, inaugurações de obras e ações culturais distribuídas ao longo do domingo.
Situação do Rio Acre
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Acre atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado. Às 9h, o manancial marcou exatamente 14 metros, nível considerado crítico. O volume representa 27 cm a mais em relação à medição das 5h26, quando o rio estava com 13,73 metros.
A elevação rápida está diretamente relacionada ao grande volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas, que somou 125,70 milímetros na capital. Durante a madrugada, o rio já havia ultrapassado a cota de alerta, fixada em 13,50 metros.
Com o Rio Acre em cota de transbordo, a Prefeitura de Rio Branco iniciou a preparação de um abrigo no Parque de Exposições, neste sábado, 27.








