O Rio Acre atingiu, na tarde desta segunda-feira, 8, a marca de 9,68 metros, aproximando Rio Branco da cota de atenção, definida em 10 metros. Os dados foram informados pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O manancial apresentou uma elevação de 1,34 metros em apenas 24 horas. Na manhã desta segunda-feira, marcava 9,37 metros; nove horas depois, já havia avançado mais 31 centímetros.
De acordo com Falcão, equipes da Defesa Civil estão realizando vistorias preventivas e de monitoramento em igarapés da capital. “A exemplo de balseiros nas pontes do Centro, Igarapé São Francisco – Distrito Industrial, Igarapé Batista, ponte do Bairro Laélia Alcântara – Calafate, Igarapé Redenção na Ponte da Jarbas Passarinho”, explicou.
O coordenador classificou o atual cenário como um “sinal amarelo” para os próximos dias. “Já é um alerta para o final do mês e início do ano, porque estamos com uma cota mais elevada. A previsão era que chegasse a mais de 8 metros, e na realidade já estamos além disso”, afirmou.
Falcão destacou ainda que o comportamento do rio segue influenciado pelas chuvas intensas na bacia hidrográfica, mesmo com sinais de vazante em alguns municípios. “Temos muita chuva na bacia, mas já há vazante em Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Epitaciolândia. Ainda há aumento em Capixaba, que influencia Rio Branco, e também no Riozinho do Rola e no Espalha. Devemos bater essas cotas agora, mas depois ele deve retrair um pouco”, completou.