O Rio Acre voltou a ultrapassar a cota de atenção, fixada em 10 metros, e amanheceu nesta sexta-feira, 19, com 10,08 metros em Rio Branco, de acordo com dados atualizados da Defesa Civil Municipal. O nível representa uma elevação de 1,03 metro em relação à quinta-feira, 18, quando o manancial marcava 9,05 metros.
Apesar da nova subida, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital. A elevação é reflexo direto do grande volume de água acumulado após as 12 horas ininterruptas de chuva registradas na quarta-feira, 17, quando Rio Branco teve 108 milímetros de precipitação, índice considerado muito acima do normal.
Na ocasião, o volume de chuva foi tão intenso que, em média, a cada hora choveu o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro, fazendo com que a média mensal fosse ultrapassada antes mesmo do fim da semana. Diante do cenário, a Defesa Civil acionou o gabinete de gerenciamento de crise para atender diversas ocorrências na cidade.
Entre os principais registros estiveram desmoronamento no bairro Vitória, desabamento de passarela no Jardim Tropical e a interdição de uma residência no bairro Canaã, às margens do Igarapé Judia, por risco de desbarrancamento. Outras famílias também precisaram ser atendidas em áreas consideradas de risco.
A cota de alerta do Rio Acre é de 13,5 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 14 metros.








