O Rio Acre apresentou vazante nesta quarta-feira, 10, após seis dias de elevação causada pela chuva intensa em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil Municipal, o manancial amanheceu marcando 9,99 metros, sem registro de precipitação nas últimas 24 horas.
O nível atual representa 17 centímetros a menos que às 6h de terça-feira, 9, quando o rio estava em 10,16 metros – acima da cota de atenção, que é de 10 metros.
Ainda na terça-feira, o nível chegou a oscilar. Na medição das 15h, o Rio Acre marcou 10,19 metros, mas iniciou vazante a partir das 18h, quando recuou para 10,17 metros. O comportamento do rio indica estabilização após o volume de chuva que atingiu a capital no início da semana.
Na terça-feira, a cidade havia registrado 52,10 milímetros de chuva em 24 horas, volume que provocou alagamentos, queda de árvore e bloqueios temporários em diferentes pontos. Um trecho da Ladeira do Bola Preta, no bairro Castelo Branco, ficou completamente tomado pela água. Nas Placas, moradores relataram a queda de uma árvore que bloqueou a passagem na ponte local.
Na segunda-feira, 8, equipes da Defesa Civil realizaram vistorias preventivas em pontos estratégicos, incluindo pontes do Centro, Igarapé São Francisco (Distrito Industrial), Igarapé Batista, ponte do bairro Laélia Alcântara (Calafate) e Igarapé Redenção, na ponte da Jarbas Passarinho.






