A população de Rio Branco terá tarifa zero em horários específicos do transporte coletivo, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, para poder visitar o Centro da cidade durante o Natal 2025. A medida faz parte do projeto “De Carona com a Dignidade”, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Tião Bocalom, nesta terça-feira, 9, que prevê gratuidade para todos os usuários das linhas urbanas nos períodos estabelecidos.
O benefício será válido sempre das 17h30 às 23h30, nos seguintes dias: 14, 20, 21, 28 e 31 de dezembro, além de 4 e 10 de janeiro de 2026.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) será responsável por adaptar o sistema de bilhetagem para liberar o acesso dos passageiros, além de promover campanhas informativas sobre o funcionamento da tarifa zero e monitorar todos os embarques.
O pagamento à concessionária será feito com base no Relatório Individual de Controle (RIC), documento produzido pela própria RBTrans com o número de passageiros transportados em cada data do projeto.
A lei também vincula o repasse ao subsídio previsto na Lei Complementar nº 352, garantindo cobertura financeira dos dias de gratuidade.
Relatório de impacto será enviado à Câmara
Após o término do “Carona com a Dignidade”, a Prefeitura terá até 30 dias para enviar à Câmara Municipal um relatório detalhando quantas pessoas foram beneficiadas. A Lei Complementar nº 357 entrou em vigor na data de sua publicação, mas com efeito retroativo a 6 de dezembro de 2025, o primeiro dia de vigência do benefício.






