O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) voltou a confirmar a alta competitividade ao registrar um grande volume de inscrições nesta primeira edição do processo seletivo. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, foram 5.314 inscritos pagantes, um número que superou em mais de 2 mil os números do ano passado, quando ainda era considerada a nota do Enem. As provas serão realizadas nos dias 11 e 18 de janeiro.
Segundo Ednaceli, o número elevado de inscritos demonstra o interesse crescente dos estudantes e a confiança da sociedade no trabalho acadêmico e no impacto social do curso. “A cada edição, recebemos um contingente ainda maior de candidatos. Isso evidencia a relevância da Medicina para o Acre e o compromisso da Ufac com a formação de profissionais de excelência”, afirmou.
Ainda conforme a pró-reitora, a partir de agora, a procura é pelos locais onde serão feitas as provas. “Provavelmente vamos utilizar as salas de aula nos dois domingos, dia 11 e 18, do campus aqui de Rio Branco e do campus Floresta, lá em Cruzeiro do Sul. Caso esse quantitativo não seja comportado pelos espaços que nós temos disponível nos dois campos, a gente vai atrás das parcerias com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) em ver escolas da rede pública estadual”, enfatizou.
Ela explicou ainda que o processo de inscrições ocorreu de forma organizada e com ampla adesão, resultado de melhorias implantadas pela Pró-Reitoria para facilitar o acesso e garantir transparência aos candidatos.
Vestibular
O processo seletivo para o curso de Medicina oferece 80 vagas, divididas igualmente entre o primeiro e o segundo semestres letivos, no campus sede, em Rio Branco.
As provas serão aplicadas em duas etapas: no dia 11 de janeiro de 2026, com as disciplinas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, e no dia 18 de janeiro, com Ciências da Natureza e Matemática.
A seleção será feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com provas de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O vestibular próprio para Medicina foi instituído após aprovação de nova resolução do Conselho Universitário (Consu), que estabeleceu regras específicas para o ingresso em cursos de graduação da Ufac. A medida mantém o bônus regional de 15% para estudantes que concluíram o ensino médio no Acre.