A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Antônio José Barbosa Pinto, de 54 anos, suspeito pelo homicídio de Maria da Conceição Ferreira da Silva Lima, de 46 anos, encontrada morta com golpes de faca no início da tarde do último sábado, 13, no loteamento Jardim São Francisco, região do Panorama, na parte alta de Rio Branco. O homem está foragido.
O mandado de prisão preventiva tem validade até 14 de dezembro de 2037, e a decisão foi expedida no domingo, 14, pela Vara Estadual do Juiz das Garantias do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e autoriza a captura imediata do suspeito para recolhimento em unidade prisional.
De acordo com o mandado, a magistrada responsável considerou que estão presentes os requisitos legais para a medida extrema, diante da gravidade do crime e da necessidade de garantir a ordem pública, além de preservar a instrução criminal e assegurar a aplicação da lei penal. A Justiça avaliou ainda que medidas cautelares alternativas seriam insuficientes no caso.
O documento determina que qualquer autoridade policial competente efetue a prisão e comunique imediatamente o cumprimento ao juízo responsável.
A ordem judicial foi assinada digitalmente pela juíza Deise Denise Minuscoli.
Relembre o caso
Maria da Conceição foi encontrada pela filha, identificada como Carol, que foi até o imóvel para visitá-la e percebeu que a porta dos fundos estava aberta. Ao entrar na casa, ela encontrou a mãe caída próximo à cama, com grande quantidade de sangue e uma faca ao lado do corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado, mas a equipe médica apenas confirmou o óbito.
Policiais Militares do 3º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia criminal. Após a realização dos procedimentos técnicos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames de praxe.






