Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Liderança criminosa do Polo Benfica é presa durante operação policial em Rio Branco

Liderança criminosa do Polo Benfica é presa durante operação policial em Rio Branco

Luiz Gonzaga Figueiredo Vieira, de 47 anos, conhecido como “Luiz do Comércio”, foi preso nesta quarta-feira, 24, durante uma operação realizada por investigadores da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil, na região do Projeto Benfica, ao longo da Rodovia AC-40, em Rio Branco.

Apontado como uma das principais lideranças criminosas da localidade, ele teve o mandado de prisão cumprido no próprio bairro onde residia. A ordem judicial foi expedida pelo juiz Flávio Marinho Mundim, da 2ª Vara Criminal, após o processo transitar em julgado, sem possibilidade de novos recursos.

Condenado pela Vara de Roubos e Extorsões, Luiz Gonzaga recebeu pena de 18 anos e 7 meses de reclusão pelos crimes de participação em organização criminosa, roubo qualificado, extorsão, tortura e ameaças. A defesa chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o pedido foi negado.

Após a prisão, ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.

Com histórico de diversas passagens por delegacias especializadas da capital acreana, o investigado também já havia sido indiciado por suposto envolvimento em um caso de sequestro e homicídio ocorrido em 2018, após a Expoacre. No julgamento pelo Tribunal do Júri, ele foi absolvido por falta de provas, enquanto outros réus do processo receberam penas que somaram mais de 170 anos de prisão.

Sair da versão mobile