Quatro pessoas foram detidas após uma troca de tiros com guarnições do Grupamento Tático e da Rádiopatrulha do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), entre a noite de segunda-feira, 8, e a manhã desta terça-feira, 9, no bairro Belo Jardim II, no Segundo Distrito de Rio Branco. A ação resultou ainda na apreensão de três armas de fogo, munições de diversos calibres, coletes balísticos e equipamentos usados para vigilância.
De acordo com a PM, a operação foi desencadeada após a intensificação do patrulhamento na região, marcada por disputa territorial entre facções e recentes episódios de tiroteios. Durante buscas no ramal da Zezé, policiais avistaram dois homens que fugiram ao perceber a aproximação da viatura, disparando contra a equipe. Houve confronto e um dos suspeitos foi capturado, portando 24 munições calibre .40.
A equipe continuou as buscas e encontrou, no caminho percorrido pelo segundo suspeito, um revólver calibre .38, marca Rossi, com cinco munições. Com apoio da Rádiopatrulha, os militares avançaram por uma área de mata e identificaram quatro homens armados próximos a uma residência. Dois fugiram e outros dois se esconderam dentro da casa.
Os policiais realizaram a entrada tática no imóvel e localizaram os suspeitos em cômodos diferentes. Dentro da residência foram apreendidos dois coletes balísticos, duas munições calibre 9 mm, um iPhone e quatro câmeras de vigilância.
Um dos detidos, que ficou ferido durante a fuga, recebeu atendimento na UPA do Segundo Distrito antes de ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) junto aos demais envolvidos — entre eles, um adolescente de 14 anos e dois homens apontados como chefes do grupo. Eles responderão por associação criminosa e posse irregular de acessórios de arma de fogo.
Já ao amanhecer, as equipes retornaram ao local para buscas complementares, devido à baixa luminosidade da primeira ocorrência. Na nova varredura, foram localizadas uma carabina calibre 5.56 com carregador contendo 27 munições e uma espingarda calibre 12 com quatro munições. O material foi entregue à Defla para os procedimentos legais.
A PMAC informou que seguirá com ações reforçadas na área para conter o avanço de grupos criminosos e aumentar a sensação de segurança entre os moradores.








