Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sobe para 11 número de presos em operação da Polícia Civil que mira facção criminosa no Acre

Sobe para 11 número de presos em operação da Polícia Civil que mira facção criminosa no Acre

Foto: Arquivo: PCAC

O número de presos na Operação Desmonte III subiu para 11 ao longo da manhã desta segunda-feira, 1º. Inicialmente, a Polícia Civil havia confirmado 10 prisões, mas atualizou o balanço após o encerramento das ações. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa com atuação consolidada no estado, segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

As ações ocorreram simultaneamente em Rio Branco, Bujari e também em Goiânia (GO), onde um dos alvos foi localizado com apoio da Polícia Civil de Goiás. Nove prisões foram realizadas na capital acreana e outra no Bujari.

Sobe para 11 número de presos em operação da Polícia Civil que mira facção criminosa no Acre
Foto: Arquivo/PCAC

Polícia Civil detalha estrutura do grupo

As investigações apontam que a facção possui estrutura interna rígida, com divisão de funções, hierarquia definida e atuação constante nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Celulares, anotações e documentos foram apreendidos durante os cumprimentos dos mandados.

O delegado titular da Draco, Gustavo Neves, afirmou que a Desmonte III reforça o enfrentamento qualificado às facções no Acre. Já o coordenador da Deic, Pedro Paulo Buzolin, destacou o esforço conjunto entre unidades estaduais e federais, além do suporte da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Polícia Civil de Goiás na prisão fora do estado.

A Operação Desmonte III integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Sair da versão mobile