A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ficará sem sessões ordinárias, solenes e reuniões de comissões ao longo desta semana. Isso porque 18 dos 24 deputados estaduais viajaram para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para participar da 28ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, que acontece entre os dias 3 e 5.
O encontro deste ano discute o papel das Casas Legislativas diante dos avanços da inteligência artificial e das emergências climáticas, tema central do evento.
A Aleac também participa da disputa pelo troféu nacional nas categorias “projetos especiais” e “reportagem legislativa”, com destaque para o Redação Nota Mil, iniciativa da Escola do Legislativo que, em 2024, atendeu mais de 1.700 estudantes.
Além da programação principal, os parlamentares acreanos acompanham a reunião do Parlamento Amazônico, que debaterá os resultados da COP realizada em novembro no Brasil, e a assembleia anual do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas, com presença confirmada do presidente da Aleac, Nicolau Júnior, do Progressistas.







