A Câmara de Rio Branco adiou a votação do Plano Plurianual (PPA) para esta quinta-feira, 4. Inicialmente, a deliberação em plenário do projeto de lei encaminhado pela prefeitura estava marcada para esta quarta, 3.
A sessão do dia começou normalmente, com três vereadores fazendo uso da tribuna no pequeno expediente.
No entanto, o 2º secretário da mesa, vereador Antônio Morais (PL), pediu a suspensão temporária dos trabalhos para que os parlamentares se reunissem com servidores do Instituto de Previdência de Rio Branco, (RBPrev).
Após a reunião, a sessão permaneceu suspensa, mesmo com vários vereadores presentes na Casa. Por volta das 11h30, a imprensa foi informada que a votação do PPA ficaria apenas para o dia seguinte.
O Plano Plurianual é o planejamento de médio prazo que estabelece quais serão as prioridades, programas, metas e investimentos do município ao longo de 4 anos, ou seja, nele conta detalhes do que um governo pretende fazer, quanto cogita gastar, em que áreas prefere investir e quais resultados espera atingir.
O PPA é referente sempre ao segundo ano de um mandato até o primeiro ano da próxima gestão. O atual projeto de lei, portanto, diz respeito ao exercício de 2026 a 2029 e encerra o de 2022 a 2025.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada na Câmara em meados de novembro, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que será apreciada na semana que vem pelos vereadores, usam o PPA como base.