O MDB do Acre está a um passo de formalizar apoio à pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) ao governo do estado em 2026.
A aliança com o grupo do governador Gladson Camelí (PP) já está definida internamente e depende apenas de uma reunião final para ser anunciada oficialmente, movimento que deve contar com a presença do presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, em Rio Branco.
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, tem sido direto ao tratar do assunto. “Falta só a reunião com a Mailza e Gladson para anunciar a parceria”, afirmou.
Além do apoio ao governo, o partido também definiu sua estratégia para o Senado. O MDB confirmou o nome da ex-deputada federal Jéssica Sales como candidata em 2026, com aval da direção nacional emedebista. Ela deve compor dobradinha com o candidato oficial do governo (até o momento, o governador Gladson Camelí).
A decisão afasta de vez a possibilidade de Jéssica compor a chapa majoritária como vice de Mailza, hipótese que chegou a ser ventilada nos bastidores, mas que nunca contou com a vontade da própria emedebista, que sempre deixou claro seu interesse em disputar uma das duas vagas ao Senado.
Agora, a expectativa é que essa vaga fique aberta para outras siglas da base aliada, ampliando o espaço de negociação com partidos que já orbitam a pré-candidatura de Mailza. Segundo o secretário de Governo, Luiz Calixto, a aliança governista já reúne Progressistas, União Brasil, PSDB, PDT, Podemos e Solidariedade.
“Estamos numa conversa avançadíssima com o MDB, e eu acho que o prego está batido e, na minha opinião, a conta já está virada”, declarou o articulador político do Palácio Rio Branco.