Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco ficará sem limpeza urbana no dia 1º após requerimento de Joabe Lira; entenda

Rio Branco ficará sem limpeza urbana no dia 1º após requerimento de Joabe Lira; entenda

Foto: Jardy Lopes/Reprodução

Rio Branco não terá coleta de lixo e serviços essenciais de varrição e roçagem no dia 1º de janeiro, após as festividades de Ano Novo. Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou, no último dia 11, um requerimento que pede à prefeitura a dispensa total do expediente dos trabalhadores da limpeza urbana nessa data.

Na prática, nenhuma equipe (garis, margaridas, roçadores, coordenadores ou supervisores) deverá atuar no primeiro dia do ano. A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador Joabe Lira (União Brasil).

O parlamentar argumenta que a medida representa um gesto de reconhecimento a uma categoria que executa atividades consideradas pesadas e de alta exposição a riscos físicos e até mesmo biológicos.

Segundo o requerimento, os trabalhadores da limpeza enfrentam rotinas que exigem esforço contínuo, contato direto com resíduos e condições adversas, o que justificaria a folga nas datas festivas.

Joabe afirma que a Câmara cumpre seu papel ao encaminhar e aprovar pedidos dessa natureza. “Os profissionais da limpeza urbana exercem uma função estratégica e merecem atenção do poder público”, disse o parlamentar.

Sair da versão mobile