Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereador cobra ações contra furtos após desabafo de empresária em Rio Branco: “cidade abandonada”

Vereador cobra ações contra furtos após desabafo de empresária em Rio Branco: “cidade abandonada”

Foto: Anne Nascimento

O desabafo de uma empresária do Segundo Distrito de Rio Branco sobre furtos recorrentes e sensação de abandono na cidade levou o vereador Samir Bestene a retomar, na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 2, debate sobre segurança pública e a falta de respostas do poder público. Durante a sessão, ele apresentou o vídeo em que a proprietária de uma churrascaria, relata ter sido vítima de furto de fios e descreve um cenário de medo e vulnerabilidade crescente na região.

Segundo a empresária, a cidade estaria “abandonada” e “tomada por pessoal de rua”, apontando que furtos e conflitos se tornaram rotina próxima ao seu estabelecimento. “É impressionante como esses caras são ninja… Nossa cidade está abandonada. Não sei o que está acontecendo”, diz ela no relato reproduzido no plenário.

Bestene afirmou que o desabafo reflete a realidade diária de comerciantes e moradores da capital, que têm convivido com furtos de fios, cobre de ar-condicionado e arrombamentos. O vereador criticou a falta de avanço no debate sobre a criação de uma Guarda Municipal, pauta que, segundo ele, “não anda e não flui”, e defendeu que a Polícia Militar reforce ações ostensivas.

Ele também cobrou a criação de uma força-tarefa para investigar receptadores. “O comércio está cansado, e o problema só persiste porque há quem compre os materiais furtados”, disse. “É necessário que o poder público se mova e faça uma parte em relação a isso”, finalizou.

Sair da versão mobile