Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto de Roberto Duarte que garante segurança aos conselheiros tutelares avança na câmara federal

Projeto de Roberto Duarte que garante segurança aos conselheiros tutelares avança na câmara federal

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 749/2025, de autoria do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC), que reforça a proteção aos membros do Conselho Tutelar no exercício de suas funções.

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para determinar que os Estados e o Distrito Federal adotem providências destinadas a garantir a segurança dos conselheiros tutelares durante o desempenho de suas atividades. O objetivo é enfrentar a crescente onda de ameaças, intimidações e agressões sofridas por esses profissionais em todo o país.

De acordo com o deputado, o projeto nasce da realidade vivida por milhares de conselheiros tutelares que atuam na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes. “Os conselheiros muitas vezes enfrentam criminosos, denunciam abusos graves e, por isso, acabam se tornando alvos de intimidação. Não é aceitável que quem protege nossas crianças trabalhe sem qualquer garantia de segurança”, afirmou o parlamentar.

Dados e relatos apresentados em audiências públicas na Câmara dos Deputados apontam que a insegurança é hoje a principal queixa dos cerca de 30 mil conselheiros tutelares em atuação no Brasil. A imprensa nacional também vem relatando casos de agressões físicas e verbais aos conselheiros, o que prejudica a aplicação das medidas protetivas.

Com a aprovação na comissão, o Projeto de Lei segue agora para as próximas etapas de tramitação na Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile