
O governador Gladson Camelí fez um apelo à população acreana para a doação de sangue, após os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre atingirem níveis considerados críticos. O pedido foi divulgado em vídeo publicado nas redes sociais.
“Olá, população acreana. Eu, como governador e cidadão, venho em público fazer um pedido a cada um de vocês. No Hemoacre está muito baixo o estoque de sangue. Eu preciso da compreensão de todos e da solidariedade para que cada um de nós possa doar sangue para salvar vidas. Esse é o nosso compromisso”, afirmou.
Estoques caem no período de festas
Com a chegada do período de festas de fim de ano, o Hemoacre enfrenta uma redução significativa no número de doações, cenário que se repete todos os anos, mesmo com a manutenção das demandas hospitalares em todo o estado. Para minimizar o risco de desabastecimento, a unidade ajustou o horário de funcionamento durante as festas de fim de ano.
Nesta quinta-feira, 25, feriado de Natal, a unidade estará fechada. No entanto, o atendimento será retomado nos dias 26 e 27, das 7h às 18h.
Ver essa foto no Instagram
Quem pode doar sangue
Para realizar a doação, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação;
- Apresentar documento oficial com foto.
Não podem doar pessoas com sintomas gripais, febre, infecções recentes ou que tenham feito tatuagem ou piercing nos últimos seis meses, entre outras restrições avaliadas na triagem clínica.
O Hemoacre fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.787, bairro Bosque, em Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 99258-5551.





