O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, tomará posse nesta quinta-feira (15), em um evento fechado, no Palácio do Planalto. A cerimônia, marcada para as 15h30, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do chefe da pasta, Ricardo Lewandowski.
O nome de César foi confirmado na terça (13) por Lula. O jurista foi promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia e procurador-geral de Justiça no estado. Sua indicação teve o apoio da ala baiana do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Antes de ser escolhido para chefiar a pasta, César ocupava o posto de advogado-geral da Petrobras. Sua carreira é vista no Planalto como marcada por perfil técnico e discrição.
No MJ, o jurista tem sido elogiado pelo corpo técnico da pasta como alguém bem articulado. Além disso, ele tem mostrado boa recepção a novas ideias para o ministério.
O futuro ministro substitui Lewandowski depois que este pediu demissão da pasta. Ao deixar o ministério, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) alegou motivos pessoais e familiares.
Com a chegada de César , Lula descartou a ideia de desmembrar o Ministério da Justiça para criar o Ministério da Segurança Pública. Agora, o governo deve mirar a otimização da estrutura do ministério.
Por: CNN BRASIL








