Abrir os olhos, levantar da cama e, em seguida, tomar um pouco de água. Esse deveria ser um dos primeiros hábitos matinais a ser colocado em prática logo ao acordar, entretanto costuma ser ignorado e os benefícios, por vezes, desconhecidos. Diante disso, eis que a coluna Claudia Meireles vem abordar a importância de se hidratar ao despertar pela manhã.
De acordo com o nutricionista Daniel Braga de Queiroz, beber água logo ao acordar é um hábito simples e importante para a saúde. “Durante o sono, o corpo passa várias horas sem ingestão de líquidos. Nesse período, ocorre perda de de água pela respiração, transpiração e funcionamento de órgãos”, explica.
O especialista do Hospital Mantevida salienta que, ao despertar, o organismo se encontra em leve estado de desidratação. Segundo o nutricionista, a recomendação média é de 300 ml a 500 ml ao acordar, equivalente a um ou dois copos grandes. “Em dias quentes ou para quem pratica atividade física pela manhã, essa quantidade pode chegar até 600 ml, ingeridos de forma gradual”, indica.
Daniel ressalta a água deve ser ingerida “logo após acordar, antes do café da manhã”. “É o melhor momento para repor líquidos perdidos durante a noite”, aponta.
Benefícios
Entre os benefícios dessa prática matinal, estão a reidratação do organismo, melhora da circulação sanguínea, ativação do metabolismo, estímulo do funcionamento intestinal e auxílio aos rins.
“A hidratação adequada está associada à melhora do desempenho físico e cognitivo, segundo estudos científicos”, argumenta. Ele aconselha beber o líquido em temperatura ambiente ou levemente fresca. “A água muito gelada pode causar desconforto gastrointestinal”, finaliza.
Por: Metrópoles