6 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Presunto é tão cancerígeno quanto o tabaco? Especialista explica viral

Lista da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) leva em consideração a existência de evidências científicas consolidadas, não a gravidade do consumo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/01/2026 - 09:36
Foto: Pavel Subbotin/Unsplash

Foto: Pavel Subbotin/Unsplash

Manda no zap!CompartilharTuitar

A relação entre alimentação e os riscos de câncer é algo estudado e consolidado pela comunidade científica. As evidências científicas colocam ultraprocessados, embutidos, enlatados e refinados no grupo 1 de carcinogênicos da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses alimentos dividem a categoria com itens como tabaco, radiação ultravioleta e até arsênio, além de vírus como o Papilomavírus Humano (HPV).

A organização ainda confunde algumas pessoas e as redes sociais não ajudam. Nesta semana, um post no X (antigo Twitter) viralizou ao frisar que o alimento e o tabaco pertencem ao mesmo grupo carcinogênicos da Iarc, logo, frequentemente a pergunta surge: “o presunto é tão cancerígeno que o tabaco?”.

A oncologista e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) Gabrielle Scattolin explica que a inclusão nesse grupo considera a existência de evidências científicas consolidadas entre o componente e o desenvolvimento da doença, mas não o tamanho do risco. “O risco absoluto associado ao tabagismo e ao amianto, por exemplo, supera o risco absoluto do consumo de carnes embutidas”, afirma.

“O risco absoluto dependerá da frequência da ingestão, da quantidade, do contexto da dieta e de outros fatores de risco já existentes, sendo que estes dados ainda não estão totalmente claros nos estudos”, pontua.

Membro da Iarc, o Brasil também apresenta a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach), que serve como base para a formulação de políticas públicas. O Ministério da Saúde explica que o consumo desses produtos não é o causador da doença, mas pode ser um dos fatores de risco, principalmente se combinado com indicadores como predisposição genética e sedentarismo.

Alimentação

Entre os itens a serem evitados, estão as carnes embutidas, como salsicha, linguiça, bacon e o presunto. Segundo a especialista, isso ocorre porque esses alimentos são ricos em componentes como nitritos, nitratos e nitrosaminas. Quando ingeridas, essas substâncias reagem com as proteínas presentes no trato intestinal, o que causa danos ao DNA das células. “Além disso, eles causam uma inflamação crônica no trato digestivo e alteram a microbiota intestinal, o que também causa danos a estrutura celular”, explica.

Um processo semelhante ocorre com o consumo de enlatados. Nesse caso, o fator de risco está na presença de Bisfenol A (BPA), componente utilizado na fabricação da resina epóxi que reveste a parte interna da lata. O aquecimento, resfriamento ou contato do recipiente com alimentos de pH ácido pode acelerar o processo de transferência de BPA para o alimento e, consequentemente, ingestão do composto cancerígeno.

Frituras e bebidas alcoólicas ou gaseificadas também contém aditivos que podem causar inflamações. Os refinados, como açúcar e farinha branca, também estão ligados ao crescimento de células cancerígenas quando consumidos em excesso.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“É importante salientar também que o consumo excessivo de carnes embutidas e ultraprocessados pode substituir o consumo de alimentos protetores como fibras, frutas, vegetais e outros compostos anti-oxidantes que são protetores das células”, destaca Scattolin. Outros fatores indiretamente relacionados são o ganho de peso e a obesidade que aumentam a resistência à insulina e podem contribuir para a formação de diferentes tipos de tumores.

Por: Correio Braziliense

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Rio Tarauacá baixa para 9,30 metros e famílias começam a retornar para casa

Próxima Notícia

Plantão para Bolsonaro: pelo zap, secretaria pede ajuda a médicos

Mais Notícias

Tempestades solares atingirão a Terra nos próximos dias. Foto: Nasa
8º guia gazeta

Tempestades solares em série bombardearão a Terra até domingo, alerta Nasa

05/02/2026
O Fascínio das Antigas Estações de Trem do Brasil
8º guia gazeta

O Fascínio das Antigas Estações de Trem do Brasil

04/02/2026
Foto: Reprodução
8º guia gazeta

Tornozeleira de Oruam está desligada desde domingo; rapper é procurado

04/02/2026
Leite condensado da marca La Vaquita sofre interdição cautelar. Foto: Divulgação/La Vaquita
8º guia gazeta

Anvisa proíbe venda de lote de marca de leite condensado; veja detalhes

03/02/2026
Foto: Nasa
8º guia gazeta

Sol tem 4 fortíssimas explosões em série; entenda o que é uma erupção solar

03/02/2026
Novo saque do FGTS: Trabalhadores de 2020 a 2025 podem sacar até R$ 1.800; veja como
(Foto:  Jeane de Oliveira/ FDR)
8º guia gazeta

Reajuste no FGTS: Mudanças no valor de depósito começam em fevereiro/2026

01/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Plantão para Bolsonaro: pelo zap, secretaria pede ajuda a médicos

Foto: Dell Pinheiro/Arquivo

Prefeitura autoriza concessão dos mercados Elias Mansour e São Francisco à iniciativa privada

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre