3 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Extrato de alho pode ser aliado na higiene bucal

Estudo constata propriedades antibacterianas no bochecho feito com extrato da erva, abrindo caminho para futuros produtos naturais no combate à cárie e à doença periodontal. Especialistas apontam a necessidade de mais pesquisas para validar a descoberta.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/01/2026 - 11:30
Concentrações mais elevadas de antisséptico têm eficácia comparável à da fórmula industrial - (crédito: F. Antewan/Divulgação )

Concentrações mais elevadas de antisséptico têm eficácia comparável à da fórmula industrial - (crédito: F. Antewan/Divulgação )

Manda no zap!CompartilharTuitar

O extrato de alho demonstra eficácia antimicrobiana comparável a outros antissépticos e desinfetantes bucais amplamente utilizados no dia a dia, como a clorexidina, de acordo com cientistas médicos da Universidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Publicado no Journal of Herbal Medicine, o estudo sugere que, embora o enxaguante à base da hortaliça possa causar mais desconforto do que as substâncias tradicionalmente encontradas nas farmácias, ele oferece efeitos residuais mais duradouros.

“A clorexidina é amplamente utilizada como padrão ouro para enxaguantes bucais, mas está associada a efeitos colaterais e preocupações com a resistência antimicrobiana”, observam os autores. “O alho (Allium sativum), conhecido por suas propriedades antimicrobianas naturais, surgiu como uma alternativa potencial”, escreveram no artigo, uma revisão sistemática de 389 pesquisas científicas, na qual comparam a eficácia antimicrobiana do extrato de alho com a clorexidina na prática clínica, avaliando a possibilidade de agir como um substituto fitoterápico.

Segundo os pesquisadores dos Emirados Árabes, na análise estão incluídos ensaios clínicos que fazem a comparação entre o enxaguante herbal e a clorexidina. Os resultados, afirmam, indicam que concentrações mais elevadas do antisséptico com extrato de alho demonstraram eficácia antimicrobiana comparável ao do desinfetante tradicional. “A eficácia variou conforme a concentração do enxaguante bucal e a duração da aplicação, contribuindo para as diferenças nos resultados”, afirma a revisão. “Alguns estudos demonstram que a clorexidina é mais eficaz para elevar o pH da placa bacteriana, enquanto outros relataram que o extrato de alho é melhor em determinadas concentrações.”

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Desconforto
Os autores, porém, ressaltam que o enxaguante bucal com alho pode causar maior desconforto nos usuários. As principais reações adversas relatadas são sensação de queimação e odor desagradável, “o que pode afetar a disposição dos pacientes em substituir a clorexidina por alternativas à base de alho”, afirmaram. A odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, em Brasília, acredita que as características da erva impedem que, hoje, a adesão ao antisséptico vegetal seja viável. “O sabor e o odor interferem totalmente. O principal desafio, além da falta de padronização da formulação e da concentração ideal, é a adesão. O alho tem odor muito marcante, sabor forte e pode causar ardência. Nos estudos analisados, esses efeitos foram relatados e diminuem muito a aceitação por parte dos pacientes”, diz.

Embora reconheçam as limitações, os autores do artigo dizem que há evidências substanciais da eficácia antimicrobiana do extrato de alho. “Encontramos reduções significativas na contagem bacteriana em relação ao nível basal, sugerindo o possível uso do enxaguante bucal com extrato de alho como uma alternativa viável à clorexidina em certos contextos”. Segundo os cientistas, a erva bulbosa é conhecida por fortes propriedades contra alguns tipos de microrganismos, incluindo bactérias e fungos. “Por décadas, cientistas têm buscado aproveitar um de seus compostos, a alicina, que tem propriedades antimicrobianas robustas”.

Para os autores do artigo, o trabalho atual contribui para a compreensão do papel antimicrobiano do extrato de alho em comparação com agentes sintéticos. “No entanto, a maioria dos estudos é in vitro, varia em métodos e carece de padronização clínica, o que destaca a necessidade de estudos mais abrangentes”, reconhecem. A odontopediatra Ilana Marques acredita que a revisão é promissora, embora preliminar: “O alho tem compostos naturais potentes e o estudo mostra que há um caminho promissor para alternativas naturais na higiene bucal”, diz.

Porém, também diz que muitas pesquisas devem ser feitas antes de se pensar em adotar o enxaguante herbal na prática clínica. “Por enquanto, nada substitui a clorexidina quando o objetivo é controle eficaz de microrganismos. Não se trata de usar receitas caseiras, e sim de acompanhar a evolução da ciência. A mensagem é: as pesquisas estão avançando, mas as recomendações clínicas continuam as mesmas.”

Por Correio Braziliense

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

6 sucos verdes que ajudam a emagrecer e a desintoxicar o corpo

Próxima Notícia

Por que estudo citado por 25 anos para defender agrotóxico mais usado no Brasil foi invalidado

Mais Notícias

SimpleImages/ Getty Images
9º guia gazeta

Calor extremo: como é calculada a sensação térmica

03/01/2026
Михаил Руденко/ Getty Images
9º guia gazeta

Biofobia: por que algumas pessoas não gostam do contato com a natureza

02/01/2026
Olga Zhukovskaya/ Getty Images
9º guia gazeta

Quem definiu o dia 31 como fim do ano? Entenda a escolha histórica

31/12/2025
Foto: Reprodução/Direção Concursos
9º guia gazeta

Com salários de até R$ 29 mil, veja quais concursos vão bombar em 2026

30/12/2025
Foto: Natalia Lebedinskaia/ Getty Images
9º guia gazeta

Sedentarismo silencioso: como pequenos hábitos afetam o corpo

29/12/2025
Getty Images
9º guia gazeta

‘Cometerás adultério’ e outros erros de impressão infames em Bíblias do passado

29/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Monsanto criou o Roundup, à base de glifosato - (crédito: JOSH EDELSON/AFP via Getty Images)

Por que estudo citado por 25 anos para defender agrotóxico mais usado no Brasil foi invalidado

Foto: Eduardo Gomes/Detran

Inmet emite alerta de tempestades para todo o Acre; ventos podem chegar a 60 km/h

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre